COMO TRATAR A ANSIEDADE

Existem 3 tipos de remédios que podem ajudar a controlar e diminuir a ansiedade. Vou tentar falar de cada um deles de forma simples e acessível. Todos eles só podem ser vendidos sob prescrição médica, exigem receita azul e tem tarja preta e podem até causar dependência. Por isso todo o cuidado é pouco.

O primeiro tipo são os chamados ansiolíticos (dissolução da ansiedade) ou tranqüilizantes.São substancias que anestesiam parcialmente a sensibilidade neuronal diminuindo a capacidade de excitação emocional. Em altas doses são usados como pré-anestésicos . Também podem ser usados para induzir o sono. Servem para combater o sintoma ansiedade, mas não mexe na sua origem, funcionam como a Novalgina para combater a febre, diminuem o sintoma, mas não resolvem o problema.São muito úteis quando a ansiedade esta muito alta ou descontrolada, ou quando provocam insônia. Tem a desvantagem que podem causar pequena dependência física,importante dependência emocional e o uso prolongado pode causar tolerância.Os principais efeitos colaterais são sonolência, cansaço e fraqueza. Se você acha que este tipo de remédio pode te ajudar, você deve procurar um psiquiatra, ele é o profissional correto para lhe prescrever este tipo de medicação.Clínicos gerais também podem prescrever em casos de emergência. O melhor exemplo deste tipo de medicação é o Diazepan(nome genérico).

O segundo tipo de medicação para combater a ansiedade são alguns tipos de antidepressivos. Este tipo de medicação tem dois efeitos sobre a mente humana. Por uma ação sobre os neurotransmissores cerebrais ele aumenta o nível de energia psíquica, faz a pessoa se sentir mais forte, diminui a quantidade de preocupações e de medo, aumenta a percepção e a clareza que a pessoa tem, fazendo ela se sentir mais segura e portanto menos ansiosa. Este efeito das medicações antidepressivas é fascinante e se for acompanhado de uma boa psicoterapia, não só permite que a pessoa diminua significativamente, como também se torne uma pessoa mais produtiva e bem resolvida. O segundo efeito é uma ação mais direta sobre a ansiedade propriamente dita. Não causam dependência física e pouca tolerância. Podem causar alguma dependência emocional.Só podem ser vendidos sob prescrição médica, necessitando o chamado receituário especial. Infelizmente não tem efeito imediato, demorando de 2 à 3 semanas para fazer efeito. Deve ser tomado por um período mínimo de 4 meses. Tem alguns efeitos colaterais principalmente nos 10 primeiros dias. O efeito colateral mais chato é uma pequena diminuição da libido e o retardo da ejaculação (as vezes isto é uma vantagem!!!) Bons exemplos deste tipo de medicação são: Cloridrato de Sertralina,de Fluoxetina e a desipramina(nomes genéricos).

O terceiro tipo de medicação são os chamados tranqüilizantes maiores ou anti psicóticos, que devem ser prescritos em casos mais graves, onde a ansiedade atinge picos altíssimos e estão associados a doenças mentais mais grave, com alteração do pensamento e até da sensopercepção, ou por estados desencadeados por drogas alucinógenas.